quinta-feira, 27 de março de 2008

Violência nas escolas - reportagem SIC

O Dr. José Gameiro representou muito bem o papel da psiquiatria na escola, ou seja, nada explicou. Tudo é passivel de numerosas interpretações, blablabla, no fim fica o vazio de nada concluir.
Atenção, Exmo Dr. josé Gameiro, quando tudo é relativo corremos o risco de ausência total de valores.
As escolas, actualmente, usam e abusam do encaminhamento dos alunos para acompanhamento psicológico, sendo que na maior parte das vezes, se confude ausência de regras e indisciplina com problemas do foro psiquiátrico.
Quando a situação é bem conduzida é um mal menor, mas quando, os alunos são acompanhados por psicólogos/psiquiatras, sem qualquer experiência, que numa tentativa desesperada de aceitação e aproximação optam por passar a mão nas costas das criancinhas que acabaram de agredir fisicamente outras crianças ou mesmo adultos, a situação, a meu ver, é bem mais grave.
A compreensão dos problemas/causas da indisciplina são muito importantes mas não podem cair numa relatividade de acção que impossibilite qualquer regra.
É urgente que os adultos, no caso professores, mas sobretudo Encarregados de Educação e Pais exerçam o seu papel de orientadores de referência para os jovens em formação. Sem valores de referência/permissividade/negligência os jovens ficam entregues a uma auto-formação que lhes retira o valor da herança - evolutiva da humanidade.
L.L

1 comentário:

Anónimo disse...

Já agora consulte:
http://sol.sapo.pt/photos/xptopbl/default.aspx
e
http://sol.sapo.pt/blogs/xptopbl/default.aspx